Manuela Bordasch: moda e comunicação de mãos dadas pela prevenção.
No mundo da moda, onde criatividade e inovação são as palavras de ordem, surgem pessoas que conseguem redefinir os padrões e revolucionar a forma como interagimos com o universo fashion. A gaúcha Manuela Bordasch é um desses talentos multifacetados.
Com uma trajetória que abrange desde as passarelas internacionais até a criação de uma plataforma de conteúdo comprável pioneira, Manuela personifica a força do empreendedorismo. Parceira do MAMA, Manuela é a entrevistada desta semana do MAMA MAG.
Desde seus primeiros anos, Manuela já respirava moda, sendo constantemente envolvida no cotidiano da loja de seus pais. Entretanto, foi aos 14 anos que sua conexão com esse mundo evoluiu para algo mais pessoal, quando decidiu deixar a segurança do lar para se aventurar como modelo. Durante quase seis anos, ela desbravou metrópoles globais, incluindo Nova Iorque, Tóquio, Londres e Cidade do México, marcando seu nome nos desfiles de várias grifes.
Sua experiência no exterior a inspirou a concluir seus estudos em Relações Internacionais, um passo que se provaria crucial para sua jornada empreendedora. Em seu trabalho de conclusão de curso, Manuela mergulhou no fenômeno do fast fashion no Brasil e, ao fazê-lo, teve um insight transformador.
O boom dos blogs de moda no país chamou sua atenção, e um questionamento a impulsionou: por que nenhuma blogueira estava compartilhando links diretos para os produtos exibidos em suas fotos? Esse momento de questionamento resultou na semente que germinaria como Steal The Look.
Contrariando a tendência, Manuela recusou o caminho do blog pessoal, impulsionada por uma visão mais ampla e inclusiva. Ela vislumbrou um espaço que transcendesse o estilo de uma única pessoa e pudesse inspirar mulheres de todas as esferas. Assim, nasceu a ideia de um site que capturasse a estética de pessoas estilosas ao redor do globo, fornecendo links para produtos semelhantes e com valores mais próximos da realidade de consumo brasileira. O objetivo? "Roubar o look" dessas personalidades inspiradoras, tornando o estilo acessível a todos.
O resultado dessa visão empreendedora é o Steal The Look (STL), a maior plataforma de conteúdo comprável do Brasil, abrangendo moda, beleza, decoração e comportamento feminino.
“O STL é uma plataforma pensada para empoderar e conectar mulheres, através de assuntos que trazem não só informação e entretenimento, mas também geram discussões relevantes sobre bem-estar feminino”.
A responsabilidade social da moda
Nos bastidores das passarelas e das vitrines, a discussão sobre os impactos ambientais da indústria da moda tem ganhado cada vez mais peso e impacto. Mas, se ampliarmos o olhar, podemos perceber que a moda, como uma poderosa expressão cultural e uma força econômica global, tem um papel vital a desempenhar na promoção da inclusão e da qualidade de vida.
A moda vai além de criar tendências; é uma plataforma poderosa para influenciar valores, promover mudanças positivas e inspirar uma mentalidade coletiva voltada para um futuro mais saudável.
Para Manuela, a moda é uma ferramenta para construção de identidade e autoestima, e por isso faz sentido conectar o Steal the look a iniciativas que possuem o mesmo propósito.
“A conscientização sobre assuntos tão relevantes para a saúde das mulheres também é uma ferramenta de empoderamento, que se conecta totalmente e conversa com a nossa comunidade”.
Steal the look e o MAMA
A conexão de Manuela com o tema câncer vem de longa data, com as experiências que teve em sua família. “O câncer vai muito além da pessoa que está doente. Todo mundo ao redor também adoece, de certa forma”, relata.
Além disso, a empreendedora também percebe que a vida agitada que levamos na contemporaneidade acaba deixando o autocuidado de lado.
“Estou em uma fase, aos 35 anos, que estou tomando consciência do autocuidado. O câncer de mama é algo tão possível de ser prevenido com hábitos saudáveis e, por falta de conscientização, muitas pessoas descobrem a doença tarde demais”.
Para ela, dar voz a iniciativas como o MAMA ajuda a levar a informação sobre prevenção e tratamento a mais mulheres, aumentando o diálogo sobre o tema. Sensibilizada pela causa, Manuela viu a oportunidade de somar ao nosso movimento como uma forma de potencializar as mulheres:
“Para continuarmos conquistando cada vez mais o nosso lugar de empoderamento e relevância na sociedade, é preciso estar forte e, por isso, se conhecer e falar sobre assuntos relevantes para a nossa saúde e bem-estar”.
MAMA MAG é uma iniciativa do MAMA. Semanalmente, publicamos entrevistas e reportagens sobre assuntos que conectam arte, cultura, tecnologia, saúde e bem-estar.
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Marcela Cantuária: “A arte precisa ser porosa, saber se envolver em diferentes assuntos profundamente”.
No mundo da moda, onde criatividade e inovação são as palavras de ordem, surgem pessoas que conseguem redefinir os padrões e revolucionar a forma como interagimos com o universo fashion. A gaúcha Manuela Bordasch é um desses talentos multifacetados.
Com uma trajetória que abrange desde as passarelas internacionais até a criação de uma plataforma de conteúdo comprável pioneira, Manuela personifica a força do empreendedorismo. Parceira do MAMA, Manuela é a entrevistada desta semana do MAMA MAG.
Desde seus primeiros anos, Manuela já respirava moda, sendo constantemente envolvida no cotidiano da loja de seus pais. Entretanto, foi aos 14 anos que sua conexão com esse mundo evoluiu para algo mais pessoal, quando decidiu deixar a segurança do lar para se aventurar como modelo. Durante quase seis anos, ela desbravou metrópoles globais, incluindo Nova Iorque, Tóquio, Londres e Cidade do México, marcando seu nome nos desfiles de várias grifes.
Sua experiência no exterior a inspirou a concluir seus estudos em Relações Internacionais, um passo que se provaria crucial para sua jornada empreendedora. Em seu trabalho de conclusão de curso, Manuela mergulhou no fenômeno do fast fashion no Brasil e, ao fazê-lo, teve um insight transformador.
O boom dos blogs de moda no país chamou sua atenção, e um questionamento a impulsionou: por que nenhuma blogueira estava compartilhando links diretos para os produtos exibidos em suas fotos? Esse momento de questionamento resultou na semente que germinaria como Steal The Look.
Contrariando a tendência, Manuela recusou o caminho do blog pessoal, impulsionada por uma visão mais ampla e inclusiva. Ela vislumbrou um espaço que transcendesse o estilo de uma única pessoa e pudesse inspirar mulheres de todas as esferas. Assim, nasceu a ideia de um site que capturasse a estética de pessoas estilosas ao redor do globo, fornecendo links para produtos semelhantes e com valores mais próximos da realidade de consumo brasileira. O objetivo? "Roubar o look" dessas personalidades inspiradoras, tornando o estilo acessível a todos.
O resultado dessa visão empreendedora é o Steal The Look (STL), a maior plataforma de conteúdo comprável do Brasil, abrangendo moda, beleza, decoração e comportamento feminino.
A arte (da) cura
“Eu acredito que a arte precisa ser porosa, saber se envolver em diferentes assuntos profundamente”, destaca. É essa motivação que conecta o trabalho de Marcela ao MAMA.
“Eu fico muito honrada de usar meu trabalho como ferramenta de empoderamento para mulheres que enfrentam a luta contra o câncer de mama. É legal ver o trabalho alcançando lugares prospectivos além da inspiração, a própria emancipação”.
Hoje, a sua arte colore a visão e aflora o sentir dos pacientes do Hospital de Clínicas de São Paulo. O oratório que desenvolveu para o lançamento do álbum “Portas”, da cantora Marisa Monte, é um espaço acolhedor de leitura, música e imaginação. “É legal perceber como a arte pode ser uma grande aliada da cura”, reforça.
O presente-futuro em perspectiva
A obra de Marcela está representada em várias coleções, incluindo Pérez Art Museum Miami (EUA), Museu de Arte de São Paulo (BR), Assis Chateaubriand MAC-PE (BR), Pinacoteca do Estado de São Paulo (BR), Museu da Maré, RJ (BR).
Há pouco, a artista plástica participou de uma residência artística na L’airs, em Paris. Sua conexão com a cerâmica levou-a também a Portugal, na Bordallo Pinheiro, onde experimentou novas técnicas e materiais em suas criações. Atualmente, suas obras também podem ser apreciadas em uma exposição individual na Galeria Insofar, em Lisboa.
"Eu quero continuar fazendo arte pra sempre, construindo novos mundos com a pintura, que seja faísca para realizações coletivas e que eu consiga promover muitas mobilizações com a arte”.
MAMA MAG é uma iniciativa do MAMA. Semanalmente, publicamos entrevistas e reportagens sobre assuntos que conectam arte, cultura, tecnologia, saúde e bem-estar.
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