Juliana Lima: “outras mulheres estarão sempre ali para nos ajudar a levantar”
Prevenção é mais do que uma palavra: é uma ação, um compromisso e, não à toa, tem tudo a ver com informação. Comunicadores, influenciadores e agências possuem um papel de responsabilidade social enorme, com potencial de transformação.
É essa visão em comum que nos uniu à Complô, uma agência paulista de comunicação que se propõe a fazer conexões e materializar ideias. À frente da gestão, está a publicitária Juliana Lima.
Em um papo com a MAMA MAG, Juliana fala sobre a colaboração entre marcas e movimentos sociais em prol do bem-estar coletivo, e como a nossa parceria pode empoderar mulheres e sensibilizar sobre a prevenção do câncer de mama.
Conexões que materializam ideias
Formada em Publicidade e Propaganda, Juliana acumulou 12 anos de experiência no mercado antes de decidir empreender. Durante seu tempo como diretora de produção em outra agência, materializou experiências notáveis, trabalhando em projetos de pequeno a grande porte. Sua motivação para fundar a Complô estava na busca por desafios maiores, onde pudesse dar vida às suas próprias ideias e escolher as causas que queria abraçar.
Há dois anos, a Complô entrou no cenário da comunicação e já conquistou clientes de renome, como Ambev, Arezzo, Uber e Netflix. Juliana Lima destaca o desafio de empreender, mas também ressalta o prazer que encontra em construir algo alinhado com seus propósitos.
“Tem sido muito desafiador ser empreendedora e mulher nesse país, mas sinto que tenho muito mais tesão hoje em dia de estar gerando algo que nasce de mim e subindo cada degrau como tem que ser”.
A força e inspiração de sua mãe, uma enfermeira que virava as noites em plantão, e de outras mulheres de sua família moldaram sua determinação em buscar mais do que sua realidade inicialmente oferecia. Juliana nasceu na periferia de São Paulo, em Itaquera, e enfrentou dificuldades desde cedo. A separação de seus pais coincidiu com o nascimento de seu irmão prematuro e com uma deficiência física.
“Eu me vi sendo uma criança que precisou aprender a crescer rápido para ajudar em tudo aquilo, esse foi o primeiro acontecimento marcante que me fez aprender a ser forte. Dali eu continuei, sempre inspirada na minha mãe, que se desdobrava para sustentar a gente, e também pelas minhas tias e avó que sempre estavam ali cumprindo um pouco das faltas maternas que eu tinha. Essas mulheres da minha família me ensinaram a querer mais do que a realidade me apresentava, a ter força mesmo de buscar e peitar quem quer que fosse que quisesse me diminuir apenas pelo lugar de onde eu vim”.
A jovem Juliana se viu obrigada a crescer rapidamente para ajudar a família em tempos difíceis. Quando ingressou na área de produção, também enfrentou o machismo nos bastidores da indústria.
Recentemente, como empresária, ela vivenciou a desvalorização de seu negócio por parte de um investidor que desistiu da negociação ao descobrir que a empresa era liderada por uma mulher de 30 anos.
“O que eu descobri, desde a infância e olhando para todo esse passado, é que nós, mulheres, temos força interna inimaginável. Felizmente, ao longo da jornada, outras mulheres estarão sempre ali para nos ajudar a levantar ou para sorrir com a gente.”
Unindo forças para causas que importam
Quando o assunto é sensibilização social, Juliana percebe que a comunicação tem o poder de amplificar causas importantes. Ela vê a parceria com o MAMA como uma oportunidade de estar mais envolvida em causas coletivas e contribuir positivamente para a vida das pessoas.
“Desde que tirei a minha cabeça do modo automático de execução e decidi abrir um negócio meu, eu entendi que tenho ferramentas que podem amplificar ideias e causas. A publicidade tem que ser uma aliada da sociedade em que vivemos, e a Complô está se conectando com ideias/projetos/pessoas que trazem relevância social, cultural e criativa, para esse universo da comunicação. ”
Essa sensibilidade que também lhe tocou quando viu uma parente querida, Dona Cila, enfrentar o câncer de mama com coragem. Ela não só se tratou e curou da doença, como se tornou uma referência de alegria e vitalidade para sua família e seus amigos.
“Dona Cila sempre teve sorriso no rosto, carinhosa e cuidadosa. Creio que por volta dos 50 ela descobriu a doença e iniciou o tratamento. Por eu ser criança, tenho poucas memórias do processo que ela esteve com a doença. Tenho melhores memórias de como ela convive com a cura. Atualmente ela mantém o sorriso no rosto, dona das piadas mais engraçadas e adora jogar um bingo. Eu amo a energia que ela transmite e que bom que ela está aqui para compartilhar isso com a gente. A cura foi um presente para ela e para todos que a conhecem”.
Ao abordar os principais desafios enfrentados na prevenção do câncer de mama, Juliana destaca a sobrecarga que muitas mulheres encaram devido às múltiplas responsabilidades diárias. Ela também enfatiza a necessidade de maior informação sobre a doença, especialmente entre as camadas mais vulneráveis da população.
Para promover o acesso igualitário à informação sobre prevenção e autocuidado, o apoio político e as campanhas de conscientização em um país de dimensões continentais, como o Brasil, são fundamentais.
“Acho o MAMA uma plataforma que vai fazer barulho em relação à importância dessa prevenção, mas é muito necessário o apoio político e novas pautas que ajudem a disseminar essa informação. Sabemos as problemáticas da saúde, mas temos o SUS, temos grandes e visíveis campanhas de vacinação, e o câncer precisa ser visto e informado com a devida importância também.”
Para Juliana, gerar impacto social positivo na vida das pessoas é o que promove o encontro de sua agência e do MAMA. A parceria promete ser um exemplo inspirador de como empresas e movimentos sociais podem unir forças para promover o bem-estar feminino e a saúde.
“Queremos entregar a nossa expertise de produção e conexões, conectar nossos parceiros e somar cada vez mais gente a favor da transformação na vida de mulheres. É sobre isso e tem um sabor especial para mim, vide a família que nasci.”
Com o apoio da agência Complô, o MAMA contribui para a disseminação da cultura da prevenção. Conheça nossos parceiros e some com a gente!
MAMA MAG é uma iniciativa do MAMA. Semanalmente, publicamos entrevistas e reportagens sobre assuntos que conectam arte, cultura, tecnologia, saúde e bem-estar.
Acompanhe nossa CURAdoria:
Juliana Lima: “outras mulheres estarão sempre ali para nos ajudar a levantar”
Prevenção é mais do que uma palavra: é uma ação, um compromisso e, não à toa, tem tudo a ver com informação. Comunicadores, influenciadores e agências possuem um papel de responsabilidade social enorme, com potencial de transformação.
É essa visão em comum que nos uniu à Complô, uma agência paulista de comunicação que se propõe a fazer conexões e materializar ideias. À frente da gestão, está a publicitária Juliana Lima.
Em um papo com a MAMA MAG, Juliana fala sobre a colaboração entre marcas e movimentos sociais em prol do bem-estar coletivo, e como a nossa parceria pode empoderar mulheres e sensibilizar sobre a prevenção do câncer de mama.
Conexões que materializam ideias
Formada em Publicidade e Propaganda, Juliana acumulou 12 anos de experiência no mercado antes de decidir empreender. Durante seu tempo como diretora de produção em outra agência, materializou experiências notáveis, trabalhando em projetos de pequeno a grande porte. Sua motivação para fundar a Complô estava na busca por desafios maiores, onde pudesse dar vida às suas próprias ideias e escolher as causas que queria abraçar.
Há dois anos, a Complô entrou no cenário da comunicação e já conquistou clientes de renome, como Ambev, Arezzo, Uber e Netflix. Juliana Lima destaca o desafio de empreender, mas também ressalta o prazer que encontra em construir algo alinhado com seus propósitos.
“Tem sido muito desafiador ser empreendedora e mulher nesse país, mas sinto que tenho muito mais tesão hoje em dia de estar gerando algo que nasce de mim e subindo cada degrau como tem que ser”.
A força e inspiração de sua mãe, uma enfermeira que virava as noites em plantão, e de outras mulheres de sua família moldaram sua determinação em buscar mais do que sua realidade inicialmente oferecia. Juliana nasceu na periferia de São Paulo, em Itaquera, e enfrentou dificuldades desde cedo. A separação de seus pais coincidiu com o nascimento de seu irmão prematuro e com uma deficiência física.
“Eu me vi sendo uma criança que precisou aprender a crescer rápido para ajudar em tudo aquilo, esse foi o primeiro acontecimento marcante que me fez aprender a ser forte. Dali eu continuei, sempre inspirada na minha mãe, que se desdobrava para sustentar a gente, e também pelas minhas tias e avó que sempre estavam ali cumprindo um pouco das faltas maternas que eu tinha. Essas mulheres da minha família me ensinaram a querer mais do que a realidade me apresentava, a ter força mesmo de buscar e peitar quem quer que fosse que quisesse me diminuir apenas pelo lugar de onde eu vim”.
A jovem Juliana se viu obrigada a crescer rapidamente para ajudar a família em tempos difíceis. Quando ingressou na área de produção, também enfrentou o machismo nos bastidores da indústria.
Recentemente, como empresária, ela vivenciou a desvalorização de seu negócio por parte de um investidor que desistiu da negociação ao descobrir que a empresa era liderada por uma mulher de 30 anos.
“O que eu descobri, desde a infância e olhando para todo esse passado, é que nós, mulheres, temos força interna inimaginável. Felizmente, ao longo da jornada, outras mulheres estarão sempre ali para nos ajudar a levantar ou para sorrir com a gente.”
Unindo forças para causas que importam
Quando o assunto é sensibilização social, Juliana percebe que a comunicação tem o poder de amplificar causas importantes. Ela vê a parceria com o MAMA como uma oportunidade de estar mais envolvida em causas coletivas e contribuir positivamente para a vida das pessoas.
“Desde que tirei a minha cabeça do modo automático de execução e decidi abrir um negócio meu, eu entendi que tenho ferramentas que podem amplificar ideias e causas. A publicidade tem que ser uma aliada da sociedade em que vivemos, e a Complô está se conectando com ideias/projetos/pessoas que trazem relevância social, cultural e criativa, para esse universo da comunicação. ”
Essa sensibilidade que também lhe tocou quando viu uma parente querida, Dona Cila, enfrentar o câncer de mama com coragem. Ela não só se tratou e curou da doença, como se tornou uma referência de alegria e vitalidade para sua família e seus amigos.
“Dona Cila sempre teve sorriso no rosto, carinhosa e cuidadosa. Creio que por volta dos 50 ela descobriu a doença e iniciou o tratamento. Por eu ser criança, tenho poucas memórias do processo que ela esteve com a doença. Tenho melhores memórias de como ela convive com a cura. Atualmente ela mantém o sorriso no rosto, dona das piadas mais engraçadas e adora jogar um bingo. Eu amo a energia que ela transmite e que bom que ela está aqui para compartilhar isso com a gente. A cura foi um presente para ela e para todos que a conhecem”.
Ao abordar os principais desafios enfrentados na prevenção do câncer de mama, Juliana destaca a sobrecarga que muitas mulheres encaram devido às múltiplas responsabilidades diárias. Ela também enfatiza a necessidade de maior informação sobre a doença, especialmente entre as camadas mais vulneráveis da população.
Para promover o acesso igualitário à informação sobre prevenção e autocuidado, o apoio político e as campanhas de conscientização em um país de dimensões continentais, como o Brasil, são fundamentais.
“Acho o MAMA uma plataforma que vai fazer barulho em relação à importância dessa prevenção, mas é muito necessário o apoio político e novas pautas que ajudem a disseminar essa informação. Sabemos as problemáticas da saúde, mas temos o SUS, temos grandes e visíveis campanhas de vacinação, e o câncer precisa ser visto e informado com a devida importância também.”
Para Juliana, gerar impacto social positivo na vida das pessoas é o que promove o encontro de sua agência e do MAMA. A parceria promete ser um exemplo inspirador de como empresas e movimentos sociais podem unir forças para promover o bem-estar feminino e a saúde.
“Queremos entregar a nossa expertise de produção e conexões, conectar nossos parceiros e somar cada vez mais gente a favor da transformação na vida de mulheres. É sobre isso e tem um sabor especial para mim, vide a família que nasci.”
Com o apoio da agência Complô, o MAMA contribui para a disseminação da cultura da prevenção. Conheça nossos parceiros e some com a gente!
MAMA MAG é uma iniciativa do MAMA. Semanalmente, publicamos entrevistas e reportagens sobre assuntos que conectam arte, cultura, tecnologia, saúde e bem-estar.
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